Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.

Governo pretende liberar
soja transgênica no país
  

O governo federal está tomando as últimas providências para liberar o cultivo de transgênicos no Brasil. A informação é do ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes.
Inicialmente seria permitida a utilização de cinco tipos de sementes de soja geneticamente modificada.
Técnicos do ministério da Agricultura acreditam que o decreto publicado na quinta-feira, no Diário Oficial da União, disciplinando a rotulagem de alimentos
que contenham organismos geneticamente modificados em sua composição seria o primeiro passo em direção à liberação dos transgênicos no Brasil.

Atualmente, o plantio comercial de alimentos geneticamente modificados está proibido pela Justiça.

Segundo Pratini, o decreto - que entrará em vigor a partir de 31 de dezembro - autoriza o Ministério da Agricultura a conceder registro de sementes alteradas.

"A autorização sai na próxima semana", afirmou o ministro.

Pratini acredita que o Brasil tem condições de melhorar a participação no mercado internacional, seja com transgênicos, agricultura convencional ou orgânica.

A possível liberação dos transgênicos, entretanto, enfrentará a resistência de entidades ambientalistas e de defesa do consumidor.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) já anunciou que irá encaminhar uma carta ao presidente Fernando Henrique Cardoso solicitando fundamentação técnico-científica para a determinação do percentual de 4% (apenas alimentos com percentual de organismos modificados acima desse índice serão rotulados).

(Com informação da RBS)

Fonte: CNN

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.