Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.
news.gif (2394 bytes)

Operações de pontes de safena 'causam decadência mental'
 

As operações de ponte de safena podem provocar deterioração progressiva da mente, segundo um estudo publicado nos Estados Unidos. As pesquisas feitas pela equipe do Centro Médico da Universidade de Duke, dos Estados
Unidos, mostraram que os pacientes submetidos a operações para colocação de pontes de safena sofrem um declínio mental que se prolonga por anos depois da operação.
Milhares de homens e mulheres são operados no mundo inteiro a cada ano para substituir partes de artérias coronárias obstruídas, possíveis causadoras de doenças cardíacas.
Os médicos já tinham identificado nos pacientes um breve período de deterioração de algumas funções cerebrais que ocorre depois das operações. Mas normalmente os sintomas desaparecem depois de alguns meses.

Perda de concentração

Os pesquisadores norte-americanos examinaram um grupo de 261 pacientes com pontes de safena. Eles mediram a capacidade mental dos pacientes antes e depois das cirurgias e compararam os resultados.
Quando os médicos repetiram os testes cinco anos depois das operações atestaram que 42% dos pacientes tinham dificuldade de concentração e de compreensão e apresentavam um acentuado declínio da memória mais imediata.
Apesar da deterioração mental ser normal com o passar da idade, os pesquisadores concluíram que o grupo de pacientes operados apresentou uma perda das funções cerebrais duas vezes mais alta.
O doutor Mark Newman, que comandou a equipe de pesquisadores, disse que ainda não é possível precisar a causa da maior deterioração mental dos pacientes submetidos à colocação de pontes de safena, mas os médicos acreditam que o problema seja causado pela interrupção forçosa do mecanismo de oxigenação do sangue para que a operação possa ser realizada.

Fonte: bbc

news_final.GIF (2048 bytes)

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.