Muita informação para você

Receba nossas reportagens semanalmente por e-mail, você só tem de assinar nosso Jornal Saúde. É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.

Reportagens Antigas do Jornal Saúde

Estudo da Clínica Mayo relaciona obesidade e ataque cardíaco precoce
 

Um estudo realizado ao longo de 10 anos pela renomada Clínica Mayo, em Rochester, estado norte-americano de Minnesota, constatou que pessoas obesas correm o risco de sofrer ataques do coração bem mais cedo do que aquelas cujo peso é considerado normal.
Segundo o cardiologista Scott Wright, o estudo ressalta o vínculo direto entre obesidade
e os ataques prematuros, ainda que sejam levados em consideração outros fatores de risco.

O estudo concluiu que os pacientes acima do peso vitimados por ataques cardíacos eram, em média, 3,6 anos mais jovens do que seus contemporâneos com peso normal. No caso de obesos, o problema ocorreu ainda mais cedo, 8,2 anos antes.

"Uma vez que estamos nos transformando em uma sociedade acima do peso, o que parece 'normal' pode não ser saudável. Nosso estudo mostra que os quilos a mais elevam o risco de um ataque cardíaco prematuro", disse Wright à Reuters.

De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o número de adultos obesos no país aumentou em 60 por cento nos 10 últimos anos, o que levou as autoridades a classificar o problema como epidêmico.

"Os pacientes obesos também tendem a apresentar problema de hipertensão, colesterol alto e diabetes. E muitos acreditam que esses fatores são os vilões do número mais alto de ataques cardíacos entre os obesos, e não a obesidade em si", analisou Wright.

(Com informações da Reuters)

Fonte: CNN

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.