Muita informação para você

Receba nossas reportagens semanalmente por e-mail, você só tem de assinar nosso Jornal Saúde. É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.

Reportagens Antigas do Jornal Saúde

Hipertensão atinge mais de 20% da população brasileira
  

A hipertensão (pressão alta) atinge hoje cerca de 20 a 30 por cento da população adulta brasileira, informou o cardiologista Renault Matos Ribeiro Júnior. Em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, ele atribuiu a doença à herança genética, aos hábitos alimentares inadequados e ao consumo excessivo de cigarro e álcool.

Segundo o cardiologista, os hipertensos apresentam sintomas como sangramento nasal, falta de ar, tontura, dor de cabeça e alteração na visão.

Como conseqüência, a pessoa pode ter um infarto no miocárdio (músculo do coração), um derrame cerebral ou pode ter uma morte súbita.

Renault disse também que o aspecto emocional faz a pressão subir, mas isso não significa que seja hipertensão. "A pressão alta permanece por várias horas", ressaltou.

Para ele, o melhor remédio é a prevenção, por meio da prática de esportes, alimentação saudável e consumo moderado de cigarro e bebida alcóolica.

"Apesar do avanço da medicina, não custa nada evitar. Evitar a morte é impossível, mas podemos envelhecer com boa qualidade de vida", aconselhou o cardiologista.

(Com informação da Agência Brasil)

Fonte: CNN

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.