Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

 

 

news.gif (2394 bytes)

Fumo passivo ameaça gravidez, dizem cientistas

O fumo passivo pode afetar a fertilidade das mulheres, de acordo com uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha. A pesquisa foi feito com 8.500 pessoas e teve como alvo casais que decidem ter um filho.

Os cientistas da Universidade de Bristol descobriram que mulheres que não fumam, mas estão expostas à fumaça em casa ou no ambiente de trabalho, têm chances 14% menores de ficar grávidas no período de um ano.

Se os seus parceiros fumam mais de 20 cigarros por dia, o risco de não conseguir ficar grávida sobe para 34%. A situação é ainda mais grave porque os homens fumantes tendem a ser menos férteis.

Bom motivo

As mulheres fumantes enfrentam dificuldades ainda maiores para engravidar: elas têm só 50% de chances de engravidar no período de um ano.

"Já se sabia que as mulheres que fumam têm menos chances de ficar grávidas", disse o cientista Chris Ford, um dos autores do estudo.

"Mas os resultados da nossa pesquisa mostram que há motivos para que os dois integrantes do casal devem pensar em abandonar o cigarro caso queiram começar uma família".

Além disso, o cientista britânico recomenda que as mulheres grávidas evitem ambientes repletos de pessoas que fumam.

Fonte: BBC

news_final.GIF (2048 bytes)

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.