Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.

Mães fumantes provocam 25% das mortes de bebês na Dinamarca
 

Um em cada quatro casos de morte de bebês na Dinamarca se deve ao hábito de fumar das mulheres grávidas, revela uma pesquisa do hospital universitário Skejby d'Aarhus (Centro da Dinamarca).
O relatório está publicado no "American Journal of Epidemiology" e, esta quinta-feira, no jornal dinamarquês "Jyllands-Posten".
A pesquisa envolveu mais de 25 mil grávidas, de 1989 até 1996, na região de Aarhus e mostrou, pela primeira vez, que a decisão de deixar de fumar no início da gravidez pode aumentar de modo significativo a sobrevida dos bebês, segundo a médica Kirsten Wisborg, da unidade de pesquisa epidemiológica perinatal.

"É uma mensagem extremamente importante para as mulheres grávidas que acreditam que o tabaco tem influência apenas no peso dos bebês", declarou Wisborg ao jornal dinamarquês. "O tabagismo constitui um risco de vida para os embriões e os bebês".

Os pesquisadores compararam o número de mulheres grávidas fumantes e não-fumantes desde 1989 até 1996, que deram à luz 25.102 crianças durante esse período.

No estudo, foram constatadas cinco mortes no nascimento e cinco durante o primeiro ano de vida em cada 1.000 partos.

Em âmbito nacional, essas cifras indicam que o tabaco mata 150 bebês por ano na Dinamarca.

Fonte: CNN

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.