Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

 

 

news.gif (2394 bytes)

Duas pesquisas concluem que uma dieta rica em frutas e legumes não ajudam a prevenir
câncer de intestino

A conclusão é de duas das maiores pesquisas já realizadas na área de alimentos do mundo, conduzidas no Brigham and Women's Hospital, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, aqueles que comem
grande quantidade de frutas e vegetais correm tanto risco de contrair câncer no intestino quanto qualquer outra pessoa.

Os mesmos pesquisadores concluíram, recentemente, que o consumo de fibras também não ajuda a prevenir a doença.

Médicos desapontados

Os médicos que conduziram a pesquisa se disseram desapontados com o resultado, depois de acompanhar os hábitos alimentares de 135 mil pessoas ao longo de 16 anos.

A pesquisa foi baseada na dieta do norte-americano médio. Apenas 2% dos pacientes acompanhados ingeriam a quantidade recomendada de quatro a cinco porções de frutas e vegetais diárias.

A chefe da pesquisa, Karin Michels, disse que as pessoas não devem mudar para uma dieta de hambúrgueres e batatas fritas só por causa do resultado da pesquisa.

Ela afirmou que ainda que as frutas e legumes não ajudem a prevenir contra o câncer, os alimentos certamente protegem contra outras doenças como distúrbios cardiovasculares, derrames, diabetes e talvez outros tipos de câncer.

"Esses são alguns dos melhores alimentos que podemos consumir", disse ela, "disso não há dúvida".

Ela disse ainda que o consumo excessivo de carne vermelha aumenta o risco de câncer no intestino, e que a obesidade, o fumo e os exercícios também influenciam.

Fonte: BBC

news_final.GIF (2048 bytes)

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.