Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

 

 

news.gif (2394 bytes)

Batimento irregular durante exercício pode sinalizar
ataque cardíaco futuro

BOSTON -- As pessoas que apresentam irregularidade no ritmo do coração quando realizam exercícios têm maior risco de morrer de ataque cardíaco, afirmaram pesquisadores franceses em estudo publicado no New England Journal of Medicine.
Um ritmo cardíaco pouco coordenado registrado durante o esforço pode seu um alerta para uma probabilidade maior de se sofrer um ataque fatal do coração algumas décadas, concluiu a equipe do Hospital Europeu Georges Pompidou, em Paris.

O estudo abrangeu 6.101 homens aparentemente sadios e revelou que 138 pesquisados, cujos batimentos cardíacos apresentaram um padrão irregular durante um teste de esforço, tinham 2,7 mais probabilidade de morrer de doença cardíaca nos 23 anos seguintes.

A equipe, chefiada por dr. Xavier Jouven, afirmou que os pacientes que desenvolveram ritmo anormal, conhecido como despolarização ventricular prematura, "devem certamente ser avaliados e tratados" visando os fatores de risco de doença cardíaca e enfaticamente aconselhados a largar o fumo.

O ritmo irregular só apresentou perigo quando comum durante o exercício, informou a agência Reuters. Despolarizações infreqüentes não aumentaram o risco de morte, o que também não se registrou em despolarizações freqüentes ocorridas antes ou depois de exercício.

Em editorial que acompanha o estudo, dr. Hugh Calkins da Escola de Medicina da Johns Hopkins University, em Baltimore, disse que o aumento do risco é semelhante ao das pessoas que desenvolvem dor no peito durante o teste de esforço.

"Ambos são grandes demais para serem ignorados," disse Calkins. "É indicado, nos casos de pacientes com essas arritmias, a realização de testes adicionais de diagnóstico, uma atenção maior para mudanças nos fatores de risco de doença cardiovascular e um acompanhamento mais cuidadoso."

Fonte: CNN

news_final.GIF (2048 bytes)

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.