Muita informação para você

Receba nossas reportagens semanalmente por e-mail, você só tem de assinar nosso Jornal Saúde. É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.

Reportagens Antigas do Jornal Saúde

news.gif (2394 bytes)

Psiquiatras constataram um novo tipo de disfunção, a
'hipocondria da internet'

   

Trata-se da chamada "cybercondria", que ocorreria quando os pacientes buscam na internet informações sobre as doenças que aparentam ter, mas fazem diagnóstico incorreto ou
descobrem tratamentos inadequados.

Médicos reclamam que estão tendo que lidar com uma montanha de papéis impressos pelos pacientes, contendo informações sobre as doenças que eles supõem ter e exigindo tratamentos mais avançados.

Há também pacientes que usam a rede mundial de computadores para chamar a atenção dos médicos para a gravidade de sintomas de doenças que eles imaginam ter, mas na verdade não têm.

Munchausen

Um estudo feito pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, indica que pessoas que sofrem de um tipo de desordem psicológica, a Síndrome de Munchausen, vêm usando salas de bate-papo na Internet para chamar atenção para si.

Pessoas com Síndrome de Munchausen pensam que têm doenças ou inventam compulsivamente histórias sobre agressões e estupros.

O doutor Trefor Roscoe, médico e especialista em informática da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, disse que consultórios e hospitais estão sendo tomados por pacientes com Cybercondria.

"O conceito dessa nova desordem tem a ver com o fato de as pessoas buscarem na Internet por sintomas de doenças e se autodiagnosticarem", disse o doutor Roscoe.

"O principal problema para o médico é que ele perde tempo examinando essas pessoas. Alguns desses pacientes vão duas vezes por mês ao médico e essa situação só tende a piorar, com a popularização da Internet".

Fonte: BBC

news_final.GIF (2048 bytes)

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.