Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.

Cientistas testam vacina contra
mal de Alzheimer

 

Cientistas estão testando em seres humanos uma vacina contra o mal de Alzheimer que poderá revolucionar o tratamento da doença.
Os testes com 80 pacientes britânicos ainda estão em seus estágios iniciais, mas os resultados obtidos em ratos foram animadores.
Alguns especialistas afirmam que a vacina poderá reverter o progresso da doença nas pessoas que já sofrem do mal de Alzheimer.

Além disso, no futuro as pessoas poderão ser imunizadas com a vacina depois de passarem por testes que comprovem que elas têm propenção para a doença.

Cérebro

O mal de Alzheimer ocorre quando um produto bioquímico conhecido como "amilóide ß peptídeo" se acumula no cérebro, formando depósitos que são chamados de "placas amilóides".

Essas placas causam danos ao cérebro e provocam perda de memória e demência.

A vacina foi desenvolvida por uma equipe de cientistas da companhia farmacêutica Elan Pharma a partir da própria substãncia que provoca o surgimento das placas.

Durante os testes com animais, os cientistas usaram ratos que receberam implantes de genes humanos e que acabaram desenvolvendo as mesmas placas dos pacientes da doença.

Alguns dos ratos receberam doses da vacina e demonstraram em testes que conseguiram manter a sua capacidade mental.

Eles conseguiram, por exemplo, encontrar formas de sair de um labirinto desenhado pelos cientistas. Os ratos que também desenvolveram as placas e não receberam doses da vacina não passaram nos testes.

Ainda deve demorar anos para que a vacina seja produzida em escala comercial, mesmo que os testes em seres humanos sejam bem sucedidos.

Fonte: BBC

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.