Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.

Reportagens Antigas do Jornal Saúde

news.gif (2394 bytes)

OMS: 36 milhões de infectados pelo vírus da Aids em 2000
  

Mais de 36 milhões de pessoas em todo mundo até o fim do ano estarão infectadas com o vírus HIV, causador da Aids, incluindo 5,3 milhões de novos casos e 600.000 menores de 15 anos, afirmou a Organização Mundial de Saúde. O continente africano continua a ser o mais castigado pela doença, se acordo com os dados
divulgados pela OMS. As estimativas são de que a Aids terá causado a morte de 3 milhões de pessoas em 2000 e, dessas, 80 por cento terão ocorrido na África. No ano passado, houve 2,6 milhões de mortes pela doença.

"Apesar de somente um décimo da população mundial viver lá, a África sub-Saara é a região mais atingida, representando 72 por cento das pessoas infectadas com HIV durante 2000," segundo registros epidemiológicos da agência de saúde das Nações Unidas.

"A mortalidade causada pelo HIV continua a crescer, com a estimativa de 3 milhões de mortes durante 2000," disse a OMS. "As mortes de mulheres também continuam aumentando, representando agora 52 por cento dos adultos mortos vitimados pela HIV em 2000."

"Muitos países africanos estão sofrendo o impacto da epidemia, inclusive as conseqüências econômicas e demográficas," disse a OMS, segundo a Associated Press.

Mas, pela primeira vez, o número de casos da África sub-Saara parece ter-se estabilizado, com 3,8 milhões de novos registros de infecção, uma queda em comparação aos 4 milhões do ano passado.

Novas infecções

O número de novas infecções no mundo caiu ligeiramente, de 5,6 milhões de casos registrados em 1999 para os estimados 5,3 milhões para este ano. Em contrapartida, aumentou o número de pessoas que morreram ou desenvolveram plenamente a doença.

A OMS calcula haver 5,8 milhões de pessoas vivendo com HIV ou Aids nas regiões sul e sudeste da Ásia e 1,4 milhão na América Latina. Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, as estimativas são de 45.000 e 30.000 novas infecções, respectivamente.

O maior aumento percentual foi registrado na Europa Oriental e na Ásia Central, onde a estimativa é de 250.000 novos casos, aumentando o total de infectados para 700.000.

"Até o final de 2000, calcula-se que um total de 21,8 milhões de pessoas terão morrido por causa da Aids e HIV desde o início da epidemia," afirmou o relatório da OMS, antecipando um estudo mais profundo a ser divulgado na próxima semana.

Notícias Relacionadas:

ONU elogia atuação do Brasil na prevenção da Aids
Brasil reitera cooperação com africanos para o combate à Aids
Conferência sobre Aids termina com esperança e pedido de dedicação
Quase 28 milhões de crianças africanas serão órfãs por causa da AIDS em 2010
África reúne especialistas para combater seu flagelo da Aids

Site Relacionado: OMS

Fonte: CNN

news_final.GIF (2048 bytes)

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.