Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.

Reportagens Antigas do Jornal Saúde

news.gif (2394 bytes)

Todo o poder da
água-de-coco

Para quem quer emagrecer, além de hidratar, a água-de-coco consegue enganar a fome típica que surge nos intervalos entre as refeições. Além disso, ela tem uma outra qualidade fundamental que ajuda na dieta: contém bastante potássio, o que auxilia no funcionamento do intestino. Assim, os alimentos são digeridos rapidamente e o paciente perde peso mais facilmente.

"Tomar um coco ajuda a metabolizar a comida. Isso é muito importante para quem está fazendo dieta", explicou Mônica Monteiro, presidente da Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro.

Entre os atributos positivos, a água-de-coco tem, também, poucas calorias. Beber um copo da água da fruta equivale a comer uma laranja inteira ou meia maçã.

"Quando a pessoa que está tentando perder peso tiver fome à tarde, por exemplo, ela pode substituir o salgadinho ou o sanduíche por um copo de água-de-coco. Assim, ela não engorda e deixa de sentir fome", aconselha a nutricionista clínica Débora Auad Tauil.

Outra substância existente na fruta é a vitamina C, mas ela só está presente na água quando o coco ainda está um pouco verde. Um estudo feito pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mostrou que, para beber água com a vitamina, o coco deve ser colhido com até seis meses de idade. Mas, ele ainda é um pouco ácido nesta época - geralmente é tirado do pé com nove meses e já com pouca quantidade de vitamina C.

Apesar de todas as qualidades, ela não substitui a alimentação equilibrada

Os problemas da dieta de água-de-coco só surgem para quem exagera na quantidade ou para quem decide parar de comer e só tomar a água. A nutricionista Tauil conta que uma de suas pacientes decidiu aderir a essa dieta e passou um mês se alimentando apenas com a água.

A paciente conseguiu perder os oito quilos planejados, mas também ganhou uma anemia grave. Agora, terá que submeter-se a um tratamento médico para se livrar da deficiência no sangue. Isso inclui um regime alimentar que certamente fará com que ela volte a ganhar peso.

"A dieta sempre tem que ser balanceada. Essa história de passar uns meses comendo apenas um alimento prejudica a saúde. Não existe mágica", advertiu Tauil. Além disso, a nutricionista explica que quem quer perder peso parando totalmente de comer deve saber que está fazendo uma opção pouco saudável.

Os especialistas ensinam que uma pessoa não deve perder mais do que quatro quilos por mês. Quando ultrapassam esse limite, começam a correr o risco de desenvolver alguma doença.

Não existem contra-indicações para quem toma entre um e três copos de água-de-coco por dia. Mas problemas podem surgir depois dos três copos. Pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão e deficiência renal não devem tomar muita água-de-coco porque ela contém sódio e outras substâncias que podem acirrar essas doenças.

Outro alerta dos especialistas é que, ao se falar em dieta e coco, só sobra mesmo a água. Quem quer emagrecer como Tom Hanks não deve confundir a água-de-coco com o coco ou com o leite/creme da fruta. Só a água tem poucas calorias. Um pedaço de 100g de coco equivale a um bombom e tem 800 calorias, enquanto um copo de 200ml tem apenas 44 calorias.

"Ninguém deve abusar do coco; além de engordar, ele ainda contém gordura saturada", afirmou o endocrinologista Sergio Mirsky. O mesmo ocorre com o leite ou o creme de coco. "Eles também são altamente calóricos e engordam muito," explicou Tamil. "E, como também contêm gordura saturada, ajudam a elevar o colesterol."

Fonte: CNN

news_final.GIF (2048 bytes)

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.