Refrigerante cola aumenta risco de osteoporose.
 

A pesquisadora Katherine Tucker, da Universidade Tucks, de Boston, nos Estados Unidos, publicou um estudo na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, no qual afirma que mulheres que bebem refrigerantes à base de cola com frequência, podem aumentar risco de osteoporose.

Para chegar a essa conclusão, Tucker colheu informações sobre a dieta de 2,5 mil pessoas e a densidade óssea delas na coluna e em três locais dos quadris, as áreas mais afetadas pela doença.

A conclusão é a de que apenas esse tipo de refrigerante está ligado à baixa densidade mineral dos ossos em mulheres, independentemente da idade ou de quanto cálcio elas ingerem diariamente.

Os homens estudados bebiam uma média de cinco refrigerantes à base de cola por semana, enquanto as mulheres tomavam quatro. O consumo das bebidas foi relacionado à menor densidade nos ossos do quadril, mas não na coluna, em mulheres. Já nos homens, não foi descoberta qualquer relação entre osteoporose e os refrigerantes.

Estudos anteriores já haviam comprovado que o consumo de Pepsi-Cola, Coca-Cola e similares,  era prejudicial aos ossos, porque substituiria o leite na dieta das pessoas, mas, no estudo da Universidade Tucks, as mulheres que bebiam mais refrigerantes não bebiam menos leite que as demais. Todavia, a ingestão total de cálcio, incluindo feijão e folhas verde-escuras, era menor nas mulheres que consumiam mais refrigerantes.

Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar