Uma empresa britânica anunciou que desenvolveu um remédio para a ressaca feito com cinzas de vulcão.
A Global Health Products (GHP) afirma que os comprimidos absorvem as toxinas do álcool como "velcro".
Por enquanto, o medicamento, batizado de Zetox, já pode ser comprado pela internet.
Mas a empresa está tentando levantar 300 milhões de libras (mais de R$ 1,3 bilhão) de investidores para colocar o produto nas farmácias, e pretende começar os testes clínicos com o medicamento.
Tradicional
A GHP afirma que o mineral tirado das cinzas dos vulcões é um tradicional agente desintoxicante, já usado em filtros de água e para o tratamento das vítimas da contaminação radioativa de Chernobyl.
A empresa vende o produto em seu website como "um suplemento para desintoxicar o corpo naturalmente".
Keneth Maule, que desenvolveu o medicamento, diz que seis cápsulas de Zetox são suficientes para que que uma pessoa beba de quatro a cinco doses de álcool sem ficar com dor de cabeça.
Segundo o voluntário Gary Lock, o remédio funciona mesmo.
"O medicamento remove quase todo o álcool do organismo, evitando assim a ressaca", disse à BBC Paul King, representante da GHP.
A ressaca é causada por substâncias produzidas pelo metabolismo do álcool no corpo.
O álcool é diurético e causa desidratação, além de dores de cabeça e diarréia.
Testes
Guy Ratcliffe, do Conselho Médico sobre o Álcool da Grã-Bretanha, afirmou que o medicamento parece ser "potencialmente promissor".
"Se o mineral realmente absorve as substâncias relacionadas à ressaca, como promete, posso prever o que essa descoberta pode representar no futuro", disse Ratcliffe.
Mas o médico afirmou que ainda são necessários estudos e testes clínicos formais para comparar os efeitos do Zetox com um placebo.
Além disso, o novo medicamento pode encorajar as pessoas a beberem mais.
Segundo o pesquisador Robert Patton, o alcoolismo pode causar doenças do coração e do fígado, entre outras.
"Mesmo que atenue os efeitos de um dia seguinte de bebedeira, esse remédio não vai evitar os danos causados pelo álcool", disse.
Fonte: BBC