AVALIAÇÕES ONLINE
Avaliação Física
Avalie sua saúde
BUSCADOR
Academias
CALCULADORAS
Gasto calórico
Ingestão calórica
Outras Calculadoras


 

Exercícios físicos mantêm cérebro de idosos em forma
   

Octogenários fisicamente ativos parecem mais concentrados e se distraem com menos facilidade do que os sedentários da mesma idade, sugerem novas descobertas apresentadas em recente conferência da Sociedade Norte-Americana para Psicologia do Esporte e Atividade Física, em Hunt Valley, Mariland.

Um estilo de vida ativo ajuda a manter a capacidade de pensar e reagir a situações na velhice, segundo o Dr. Walter R. Bixby, da Universidade de Maryland em College Park, autor do estudo.

Para investigar a associação entre a atividade física e a função cerebral, o cientista e seus colegas estudaram 106 idosos, com idade média de 80 anos. Eles preencheram um questionário sobre o tempo que gastam por semana em atividades físicas e depois participaram de um teste sobre sua capacidade de concentração.

Os pesquisadores concluíram que aqueles que faziam mais atividades físicas saíram-se melhor no teste, o que significa que estão mais aptos a se concentrar em uma tarefa, a despeito de fatores que possam distraí-los.

Bixby salientou que os idosos do grupo de estudo não estavam particularmente em forma, o que indica que apenas a prática de alguma atividade já pode levar a progressos na capacidade cognitiva.

Assim sendo, a principal recomendação para qualquer um, seja jovem ou idoso, seria tentar integrar alguma atividade física ao seu cotidiano. Além disso, é importante também manter a mente ativa através de leitura, prática de palavras cruzadas ou a tentativa de aprender coisas novas ou diferentes, segundo o Dr. Bixby.

Em outro estudo, Sean Deeny, estudante de doutorado da Universidade de Maryland, também pesquisou o efeito da atividade física no funcionamento do cérebro num grupo de 36 homens e mulheres entre 66 e 89 anos.

Eles usaram um scanner para medir a capacidade de concentração e descobriram que quanto maior o grau de atividade física praticada, maior a capacidade de concentração - mas apenas entre os homens.

Há várias explicações possíveis sobre como a atividade física ajudar a preservar a função cerebral, segundo Deeny. A melhor condição cardiovascular, por exemplo, pode aumentar o fluxo de sangue e a oxigenação do cérebro.

Em futuras pesquisas, os cientistas pretendem incluir indivíduos geneticamente propensos a desenvolver o mal de Alzheimer para determinar se há alguma conexão entre seus níveis de atividade física e o funcionamento do cérebro. Até lá, a receita é uma só: mente sã em corpo são.

(Com informações da Reuters)

Fonte: CNN

Publicado em: 30/06/2002

Compartilhar



Copyright © 2005 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.
A informação provida pelo Saúde em Movimento é designada para informar, e não para repor sua relação com profissionais da saúde.


Preparar para Impressão
 
Notícias Relacionadas
Envelhecimento está relacionado com problemas de temperatura
Idosos religiosos têm menos transtornos mentais
Um quarto dos idosos de São Paulo pode sofrer interações medicamentosas
Idosos pobres têm dificuldades de mastigação
Exercícios respiratórios ajudam a tratar idosos com asma.
Dupla tarefa pontecializa riscos de idosos com doenças degenerativas
Mais notícias relacionadas






Receba semanalmente as últimas notícias na área da saúde. É de graça.
Nome:


e-mail:





Quando fica deprimido você:
Come
Perde o apetite

Resultado da Votação
Sugira uma pergunta
Resultados antigos


Envie esta reportagem
a um amigo.

Seu nome

Seu e-mail
e-mail do seu amigo


Favor preencher todos os espaços

Respeitamos os princípios HONcode da HON Foundation.
Verifique