A Ortorexia Nervosa é um distúrbio alimentar pouco conhecido, que se caracteriza por uma preocupação exacerbada com o tipo de alimento ingerido. Os portadores da doença acham que apenas vegetais e cereais fazem bem ao organismo. Já carnes e enlatados, são evitados na alimentação dos ortoréxicos.
Apesar da alimentação natural ter seus benefícios comprovados, os ortoréxicos são extremamente rígidos em seus hábitos alimentares, passam o dia preocupados com isso e não medem esforços para adquirir esses alimentos: percorrem grandes distâncias e pagam valores altos.
Além disso, os ortoréxicos se recusam a comer na casa de parentes e amigos por desconhecerem o que será posto à mesa. Quando não conseguem se alimentar de produtos naturais, sentem culpa e se tornam ainda mais radicais em relação à sua dieta.
Esse distúrbio alimentar causa graves prejuízos à saúde, caso o ortoréxico não substitua os alimentos que deixa de consumir por outros que lhe ofereçam o mesmo complemento nutricional.
Entre os problemas causados, estão quadros de anemia, carência vitamínica e problemas de relacionamento social, já que os ortoréxicos acabam afastando as pessoas que não se alimentam como eles de seu convivío.
Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento