Segundo estudo feito pela Universidade de Kingston, em Londres, sair de casa e deixar sua cama desarrumada pode ajudar o combate aos ácaros presentes na poeira doméstica, que entre outras doenças, podem causar asma e alergias.
Estima-se que em cada cama exista mais de um milhão e meios de ácaros, que se alimentam de células mortas da pele humana e precisam de umidade para sobreviver. Portanto, as condições de calor e umidade criadas por uma cama ocupada são ideais para as criaturas.
Quando sua cama está arrumada, ela conserva a umidade e os ácaros fazem a festa. Já se você nunca arruma a cama, remove a umidade dos lençóis e do colchão, deixando os ácaros desidratados e à beira da morte, porquê não conseguem sobreviver em ambientes quentes e secos.
O próximo passo dos cientistas será colocar bolsas com ácaros nas camas de 36 casas de diversas regiões da Grã-Bretanha e analisar como o cotidiano de uma casa os afeta. Sabe-se que o aquecimento e ventilação domésticos influenciam bastante na proliferação de colônias, contudo, ainda não pode se dizer quais medidas reduziriam os ácaros. Assim que isso for possível, o governo britânico deve divulgar campanhas de publicidade sobre o assunto. Isso porquê, todos os anos, o sistema público de saúde britânico gasta cerca de US$ 1,3 bi com doenças causadas por ácaros.
Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento