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Ginástica Localizada |
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Confira também o ponto de vista - Lesões mais comuns e devidas precauções Esta atividade tão largamente difundida no Brasil teve sua origem na Ginástica de Academia, a partir de 1930, no estado do Rio de Janeiro.Segundo NOVAES (1996), a primeira academia de ginástica surgiu em meados de 1930 na Rua Duvivier (Copacabana), sob a responsabilidade da Profª Gretch Hillefeld,que se fundamentava no método de Ginástica Analítica, com adaptações às necessidades e características do povo brasileiro. Como os primeiros professores de Ginástica de Academia no Brasil eram estrangeiros,por muito tempo a tendência foi que os primeiros trabalhos sofressem influências européias da Ginástica Rítmica de Dalcroze, do ballet e da dança moderna.Com o passar dos anos, foram fundamentados trabalhos de acordo com as necessidades do povo brasileiro,desenvolvendo-se métodos próprios voltados aos valores estéticos. Alguns métodos de origem estrangeira influenciaram diretamente a Ginástica de Academia até ela tomar o formato atual. Nos anos 60 e 70 foi a Calistenia. Nos anos 80 a Ginástica Aeróbica (Alto e Baixo Impacto), seguidos nos anos 90 pelo Step Training. Atualmente a Ginástica Localizada tem sua base na musculação. Vários fatores, tais como cinesiológicos, anatômicos e de melhoria de performance são comuns nestas duas atividades, o que aumenta a correlação entre elas. Alguns princípios são fundamentais para o planejamento de uma boa aula de Ginástica Localizada:
Devem ser pré-determinados e devem atender as seguintes variáveis:
Como é do
conhecimento da maioria das pessoas ligadas a atividade física, existem inúmeras
técnicas de trabalho muscular, tais como Agonista/Antagonista, Localizadas por
Articulação, Simples ou Alternada, Mista, etc... O número de séries e de subséries
deverá estar de acordo com o que se pretende trabalhar. Se você quer uma série de
força, ela deverá ter poucos repetições com maior carga. Quando o parâmetro a se
trabalhar é a resistência, maior número de repetições e pouca carga. Por este motivo
é muito importante o planejamento para que seja alcançado o objetivo de cada aula.
Deve-se
estabelecer o número de grupamentos musculares que serão trabalhados para uma melhor
distribuição da carga por grupo solicitado. Pra que isso ocorra é fundamental um bom
conhecimento das funções anatômicas e cinesiológicas. Normalmente trabalha-se no
máximo 3 grupos por sessão, duas a três vezes por semana para cada grupamento. Na sua
tabela de microciclo distribua os grupamentos e avalie se o trabalho muscular está
coerente.
É também
fundamental a elaboração coerente do número de séries e repetições que você
utilizará em sua aula .Isso dependerá de algumas variáveis, tais como o objetivo da
aula, o número de grupamentos e a duração da aula.
Como o
próprio título já sugere, os exercícios devem ser adaptados as necessidades
anatômicas do grupamento solicitado. Os exercícios mais comumente utilizados hoje na
Ginástica Localizada são coincidentemente os utilizados nas séries de musculação,
apenas com a diferença do descanso ativo, mais largamente utilizado nesta atividade. As
variações dos exercícios devem sempre obedecer a posições anatômicas específicas
para evitar lesões articulares.
Como já
sabemos, para se trabalhar com cargas é necessária uma adaptação músculo-tendinosa. A
musculatura deve ser adaptada aos poucos as cargas propostas , de maneira que o aumento da
força e da resistência seja gradativo e não haja sobrecargas desnecessárias as
articulações. Lembre-se que um exercício tecnicamente bem executado oferece maior
resultado, mesmo quando trabalhado com cargas inferiores. A segurança no trabalho
muscular é fundamental. A saúde muscular depende diretamente de um trabalho bem
planejado e executado.
Atualmente, com as novas técnicas de aula influenciadas principalmente pela musculação, as qualidades físicas que podem ser desenvolvidas com a Ginástica Localizada são:
A
característica física trabalhada está diretamente ligada ao objetivo específico da
aula.
Atualmente, a divisão ,mais utilizada em uma sessão de Ginástica Localizada é:
Têm duração
de Aproximadamente 10 minutos. É composto por exercícios de pré-aquecimento musculares
de baixa intensidade e alongamentos.Os movimentos devem ser feitos de maneira suave e
pouca amplitude, visando uma adaptação músculo-articular e orgânica, preparando-se
para elevação gradual da freqüência cardíaca e do esforço muscular. Deve ser
direcionado aos grupamentos de maior exigência durante a sessão de treinamento. O
aumento metabólico deve ser lento e gradual.
É a parte
mais importante da aula, onde serão trabalhados os grandes grupos musculares.Têm
duração de aproximadamente entre 30 e 40 minutos e caracteriza-se pela alta intensidade
e aumento significativo dos parâmetros fisiológicos. Utiliza implementos como halteres,
caneleiras e barras para exercitar os grandes grupos musculares , tais como Membros
inferiores, Membros superiores e Tórax.
São
caracteristicamente exercícios para o Abdômen, Glúteos e Adutores. São utilizadas
normalmente sobrecargas como caneleiras para aumentar a intensidade do esforço e têm em
média 15 a 20 minutos.
São
exercícios de alongamento de leve intensidade e baixa amplitude articular, também
conhecida como parte regenerativa da aula. Têm em média 5 a 10 minutos e deve obedecer a
uma desaceleração gradual dos parâmetros fisiológicos, tais como a freqüência
cardíaca.Nesta parte da aula você deverá proporcionar ao aluno uma recuperação lenta
e gradual , reduzindo assim o grau de excitação proporcionado pela parte principal da
aula.
Atualmente existe uma gama de materiais que auxiliam no desempenho do trabalho numa aula de Ginástica Localizada.A criatividade do profissional poderá muito ajudar na elaboração de rotinas que proporcionarão um excelente resultado, tanto estético como fisiológico. Dentre estes materiais estão:
Os conceitos de fisiologia e os princípios de treinamento desportivo devem estar diretamente ligados a este planejamento. O trabalho de Ginástica Localizada hoje em dia visa o melhoramento de parâmetros funcionais e deve ser bem planejado e executado ao longo do período de treinamento. Dividindo-se
em Macrociclo, Mesociclo e Microciclo, você estará estruturando seu trabalho de maneira
a atender aos objetivos propostos. O Macrociclo é a divisão anual do treinamento,
composto por Mesociclos que normalmente correspondem às divisões mensais e ao
Microciclo, divisões semanais. Nos Microciclos iniciais deve-se periodizar os alunos, ou
seja, prepará-los para alcançar seus objetivos. Um trabalho gradual e coerente com
certeza fará uma melhor obtenção de resultados posteriores.
A cada dia que passa mais e mais pessoas buscam os benefícios estéticos e físicos proporcionados pelos trabalhos resistidos com pesos. A intensidade das aulas observadas ao longo das diversas academias espalhadas pelo Brasil nos leva a um problema muito comum entre os profissionais da área. Como controlar a atividade de uma aluna (o) nova (o)? A experiência tem mostrado que é muito difícil você manter uma turma com muitos alunos em atividade dinâmica e ao mesmo tempo corrigir e ensinar esta atividade a um aluno novo. Algumas soluções propostas a seguir poderão minimizar estes problemas: 1) Trabalhar sempre com o auxílio de um (a) professor (a) ou uma estagiária (o) para corrigir e orientar especificamente às alunas (os) novas (os); 2) Estabelecer horários específicos para alunas (os) novas (os) para conhecimento das técnicas dos exercícios; 3) Fazer palestras periódicas sobre posições posturais e execução de
movimentos.
Atualmente ,
com os recursos tecnológicos disponíveis, e muito fácil o controle da FC durante
qualquer atividade física, principalmente a Ginástica Localizada. Existem aparatos, como
o analisador metabólico TEMM 100 da IMBRASPORT entre outros, que te oferecem a análise
do Limiar Anaeróbico que permite o trabalho dentro da zona metabólica desejada com alto
índice de acerto. Isso possibilita não só um maior controle do aluno, assim como
estabelecer metas muito mais eficazes. O POLAR, relógio com frequencímetro, também
muito auxilia neste processo. Após a obtenção das zonas de treinamento através de
testes indiretos de trocas gasosas o aluno poderá estabelecer FC de treinamentos bem
específicos para o objetivo que pretende alcançar.
Segundo DE PAOLI (2002), o gasto médio de uma aula de Ginástica Localizada, medido por meio de calorimetria indireta (foto 1), vai depender diretamente das seguintes variáveis: intensidade da aula, carga utilizada, ritmo (em BPM), e peso corporal do praticante. Porém, com o uso de um analisador metabólico, chegou-se a uma média entre 350 a 500 kcal/hora. Ainda existe a possibilidade deste número ser ainda maior pelo fato do analisador metabólico não ser tão eficiente quando se trata de trabalhos anaeróbios por desconsiderar a EPOC (consumo de oxigênio pós-exercício) e também pelo fato de que durante a troca de gases, grande quantidade de CO2 (gás carbônico) ficar retido nos tecidos. Durante o estudo de DE PAOLI (2002), o percentual participativo do substrato energético da Glicose foi acentuadamente superior ao da Gordura, caracterizando assim esta atividade como predominantemente Glicolítica. O índice de freqüência cardíaca foi bastante elevado, o que sugere um gasto acentuado de energia durante a atividade.
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Data da Publicação: 14/04/2004 | |||
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