Ciatalgia e Nervo Ciatico
 

Ciatalgia é a dor que ocorre no trajeto no nervo ciático.

A causa mais comum no adulto é a compressão de uma das 5 raízes do mesmo por uma hérnia de disco intervertebral lombar. A dor ocorre numa das pernas, ao longo do dermátomo que esta raiz corresponde (e que está comprimida), podendo ocorrer, também, alterações de sensibilidade (parestesias, dormências, agulhadas), alteração da força da musculatura que esta raiz inerva (miótomo) e alteração do reflexo. Por exemplo, se a raiz comprometida for L4, haverá diminuição do reflexo do tendão patelar (aquela marteladinha que o dor dá no joelho do paciente...).

Outras causas para uma ciatalgia são:

  • neurite (como no herpes zoster, uma virose);
  • síndrome do piriforme (compressão do ciático ao passar sob este músculo);
  • tumores intravertebrais;
  • fraturas da coluna.

O tratamento depende do caso. Se for uma ciática por hérnia de disco, tentamos sempre o tratamento conservador, com medicamentos, repouso e fisioterapia. Este tratamento deve ser no mínimo por 4 a 6 semanas. A cirurgia é feita somente em casos em que não houve melhora, o paciente tem dor muito forte acompanhada das alterações neurológicas citadas acima, ou se ocorre piora do problema apesar do tratamento bem realizado. A única situação que uma hérnia de disco será operada de urgência é na chamada síndrome da cauda equina, onde uma volumosa hérnia comprime completamente todo o saco dural. O paciente, além da dor forte, terá incontinência vesical e intestinal.

Os exames complementares a serem solicitados são Rx, ex de laboratório e TC.

A hérnia de disco não provoca dor nas costas. Isto é uma coisa importante, pois muitos pacientes com lombalgia e uma Tc que mostra a hérnia são operados com resultados muito ruins, pois a dor lombar permanece.

 

Fonte: Jenner Randam

Data da Publicação: 29/08/2002
 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar