Esse é um problema enfrentado tanto pelo
profissional como pelo Cliente que buscam o preço justo pela prestação desse serviço.Existem dois pontos a serem observados nas variáveis que compõem esse
produto ou serviço:
· Para o Cliente, quanto vale a satisfação pela
realização de seus objetivos, o atendimento e acompanhamento exclusivos, a comodidade na
escolha de locais, modalidades e horários das atividades propostas, a motivação do
profissional.
· Para o profissional que oferece o serviço, são as
seguintes variáveis que compõem o preço de seus honorários:
Graduação em Educação Física que dura, no mínimo, 4 anos, com domínio de várias
áreas do conhecimento científico e suas respectivas atualizações e uma boa biblioteca
formada por um atlas de Anatomia, livros de Fisiologia Humana e do Exercício, Avaliação
Física e Biometria, Treinamento Desportivo entre outras áreas de interesse e
importância na perfomance humana junto a Atividade Física.
Cursos de extensão, especialização, mestrado, doutorado, simpósios, encontros, cursos,
na busca permanente de atualização e aperfeiçoamento do profissional.
Instrumentos e equipamentos como monitores de frequência cardíaca, kit de trenamento,
softwares específicos, material de avaliação física, pesos, barras etc.
Tempo dedicado ao cliente com a avaliação física, com o planejamento do programa e das
atividades, com o acompanhamento durante as atividades e com o deslocamento.
Adequação do Personal aos horários e rotina do Cliente.
Experiência e o know-how do profissional.
Custos tributários de sua atividade e gastos com aluguel, telefone e material de
publicidade.
Outro fator relevante nessa questão são as exigências do
Código de Ética do Conselho Federal de Educação Física que define em seus preceitos
os critérios na elaboração dos honorários pelo profissional de Educação Física:
V - dos Benefícios e Honorários
Profissionais.
Art. 7º - O profissional de Educação Física deve fixar
previamente o contrato de serviços, de preferência por escrito, em bases justas,
considerando os seguintes elementos:
A
relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade do serviço a ser prestado.
O
tempo que será consumido na prestação do serviço.
A
possibilidade de ficar impedido ou proibido de prestar outros serviços paralelamente.
O
fato de se tratar de cliente eventual, temporário ou permanente.
Necessidade de locomoção na própria cidade ou para outras cidades, do Estado ou País.
Sua
competência, renome profissional, equipamentos e instalações.
Maior ou menor oferta de trabalho no mercado onde estiver inserido.
Valores médios praticados pelo mercado em trabalhos semelhantes.
Depois de tudo isso qual o preço justo?
É difícil chegar à essa resposta. Todavia, com as
informações acima você pode avaliar qual o honarário adeqüado para o seu serviço.
Mais informações sobre Personal Training clique aqui!!!
|